Como
princípio, a Umbanda é dirigida por Sete Linhas (Falanges Espirituais) governadas
por um Orixá Africano específico. Essas Linhas detêm espíritos de ancestrais
que se identificam em cada uma delas, podendo ser Caboclos (indígenas),
Pretos-Velhos (antigos escravos), Crianças que se manifestam em seus médiuns.

1. LINHA DE OXALÁ
Na Umbanda, a Linha de Oxalá
(representado por Jesus Cristo) ocupa o grau maior e, pode-se dizer a própria
Umbanda, por origem, pertence a ela. Agregam-se aqui os anjos, santos,
espíritos missionários. Administram todas as outras demais Linhas, através de
seus Caboclos, manifestando-se na grandeza dos céus. Irradia amor e paz, união
e sabedoria profundas, promovendo a concórdia.
2. LINHA DE IEMANJÁ
Iemanjá é a
rainha do mar, considerada esposa de Oxalá. Na Umbanda é mãe de todos os
Orixás, agregando em si o governo de todas as Iabás (Orixás femininos, senhoras
de rios e águas). Seus Caboclos e Caboclas promovem o amor (maternal, filial,
universal), a gestação, a riqueza física e espiritual, a união e formação das
famílias, os sentimentos mais nobres. Sua imagem mais popular é aquela de onde
sai das águas quase como uma fada, contudo é também representada por Nossa
Senhora dos Navegantes.
3. LINHA DE OGUM
A Linha de
Ogum (sincretizado com São Jorge) é imbatível no combate ao mal, sendo a
manifestação da coragem, disciplina, retidão de caráter e heroísmo. Não há
guerras ou demandas (lutas espirituais) que esses valorosos Caboclos não se
lancem e vençam. Lideram os avanços tecnológicos, manejo dos metais e
impulsionam às conquistas maiores da Humanidade.
4. LINHA DE OXÓSSI
A Linha de
Oxóssi (sincretizado com São Sebastião) possui Caboclos e Caboclas destemidos,
nela manifestando-se espíritos das mais diferentes tribos indígenas do Brasil
(mais numerosos) e do resto da América. Semelhantes à Linha de Ogum, são
guardiões de lares e terreiros. Agregam aqui as entidades que trabalham para
OSSÃE, senhor das folhas, promovendo a cura espiritual e material. São eles que
trazem recursos às mesas (pois são caçadores), a busca ao trabalho, a proteção
máxima à Natureza e aos animais.
5. LINHA DE XANGÔ
Sua rainha é
Iansã, sendo o grande rei, senhor dos raios e fogo. Os ofendidos, os humilhados
recorrem a Xangô, representado por São Jerônimo (Agodô), São João (Caô) ou São
Miguel Arcanjo (Aganjú) em diferentes atribuições. Jamais nega recursos aos que
procuram pela justiça. É o defensor dos pobres, senhor da cultura, dos estudos,
o progresso científico. Todas as leis do Universo passam por Xangô. Seus
Caboclos promovem a verdade, a retidão, a imparcialidade, a queda das
injustiças, da mentira e dos falsos valores morais.
6. LINHA DE YORIMÁ
Yorimá (Lei
Aplicada da Vitalidade Saindo da Luz) é a Linha de Pretos-Velhos, representados
todos por São Benedito, espíritos de antigos escravos, sábios e sacerdotes.
Hábeis no desmanche da magia negra, são detentores da experiência adquirida em
inumeráveis reencarnações aplicadas, hoje, ao aconselhamento e auxílio dos
sofredores. Representam e coordenam todas as demais Linhas de Almas (Yori,
Ori), geralmente.
7. LINHA DE YORI
Yori
(Vitalidade Saindo da Luz), representados por Santos Cosme e Damião (na Umbanda
aparece um terceiro personagem, nascido após os gêmeos, chamado Doum) agrega
todos os espíritos manifestados como crianças. Chamados também de Erês,
Crianças ou Cosmes (Cosminhos), protegem as crianças, a alegria, a inocência, o
otimismo, a pureza dos sentimentos. São também invocados para trazer filhos às
famílias, unindo casais.
REFERENCIA:
UMBANDA, FÉ, AMOR E CARIDADE. Disponível em:<https://sites.google.com/site/umbandafac/as-7-linhas-da-umbanda>. Acesso em: 26 de Junho de 2013.
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